segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Vamos fazer todos juntos a I BIG - Bienal Internacional de Guarulhos do Pequeno Formato

por Alexandre Gomes Vilas Boas

No dia 22 de setembro tivemos a honra de abrir nosso espaço para as conversações que culminaram na formação do grupo que deverá organizar a I B.I.G. (Bienal Internacional de Guarulhos) do Pequeno Formato.
O grupo foi composto por diversos artistas, professores, arte educadores, ativistas e interessados em cultura de modo geral, que cansaram de esperar e tentar entender o caminho tradicional das instituições em Guarulhos. É sabido por grande parte das pessoas, que o salão de artes de Guarulhos, nasceu, de certa forma, já equivocado. Se resistiu tanto tempo, foi graças ao apoio dos funcionários, além dos artistas visuais locais, que com seu trabalho e empenho pessoal, foram dando sobrevida ao evento anual.
Inúmeras tentativas foram feitas ao longo destes 14 anos (algumas edições não ocorreram por incompetência da administração) para tentar elevar a sua qualidade: contratações de especialistas para a análise e curadoria das obras, palestras, monitoria, formação, oficinas, debates entre outras ações, foram algumas das lutas travadas entre funcionários e artistas com secretários de cultura que nada entendem de artes visuais, mas, que por razões menos de cultura e mais de política partidária e ideológica, por lá passaram.
Acontece, que a formatação deste evento e os frutos daí gerados, não são tão vistosos e rendem poucos votos, quando não, até tiram votos, dado que muitos dos artistas envolvidos, sempre tiveram uma postura ´crítica e dialógica.Sendo assim, o salão que carece de recursos materiais, apoio técnico e formação, foi sendo esquecido e largado há muito tempo.

O "Salão" ia sobrevivendo com uma verba insignificante, falta de apoio quase total da Secretaria de Cultura, com uma estrutura precária;condições materiais pífias;falta de divulgação; problemas de logística e segurança das obras e tantos outros problemas difíceis de acreditar (o que não ocorria para grandes eventos como shows musicais de caráter populista).

Sendo assim, por estas e ainda outras razões, é que este grupo se formou para criar uma alternativa a esta estrutura oficial asfixiante.Não apenas para marcar a ausência do Salão, ou melhor, a sua morte no ano de 2012, promovida por quem mais deveria apoiar,mas, também para criar alternativas a esta política estagnada de cultura que assola o município. O modelo "bienal" nasce então, de forma irônica com a idéia bem humorada ao assumir o nome "BIG" do pequeno formato.A ironia contida no nome não é um detalhe ao acaso. É proposital. Somos grandes, internacionais e estamos quase completamente à deriva. Sem condições materiais e estrutura de apoio. Vivemos e trabalhamos em uma cidade rica que permanece com o caráter provinciano que tanto teme ser associada. Não gostam que isso seja citado. Vivemos em um atraso quase colonial sob alguns aspectos. Não precisamos de licença para pensar e produzir arte, idéias, vida.

A política não se dá apenas em partidos, mas, em decisões que atendam ao interesse de da maior parte da população. Quem nos representa, não nos representa. Governa em causa própria, sendo assim, Nada de mesuras!Não nos curvamos diante disso.
Rompemos com essa idéia dos burocratas e resolvemos criar o nosso próprio parquinho de diversões. Só que este é bem mais bacana! Todos brincam. Ninguém é o cacique. Não há júri, taxas e coisinhas de gabinetes.... ...vamos fazer uma Bienal com gente de verdade, amigos, inimigos, opositores, artistas, loucos, gênios, sem a necessidade de nada em troca.

Seria o "deleite estético burguês"?
Não! Nada disto! ´São pessoas organizadas que não precisam de vocês, figuras políticas cinzas demais.
Estamos a mil anos-luz de vocês! Viva A BIG!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SÁBADO, 1 DE DEZEMBRO DE 2012

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Enfim, chegamos à data limite para a postagem de trabalhos. Devido à lentidão do correio e postagens mais tardias, continuaremos ao longo da semana, postando o material que está chegando. Pedimos paciência e que todos vocês nos acompanhem, verificando se seus trabalhos chegaram e se a postagem foi feita sem nenhum erro.

Falada, comentada e querida por todos que nos ajudaram a construir esse grandioso projeto.

Aguardem, ainda domingo, publicaremos os cartazes e pediremos a vocês a colaboração em divulgar a data de abertura e o local. Vocês são todos esperados! Abraços fraternais! Viva a Arte, mas, sobretudo, viva a VIDA.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Por último, llegamos a la fecha límite para la publicación de obras de arte.
Debido a la lentitud de los correos y los mensajes más tarde continuará a lo largo de la semana, la publicación de material que está por venir.

La paciencia y pedimos que todos nosotros, asegurándose de que su trabajo alcanzó y si el mensaje fue hecho sin error.
La Bienal está siendo
Hablado, comentado y apreciado por todos los que nos han ayudado a construir este gran

Espera, aún domingo, publicaremos los carteles y le pedirá la colaboración revelar la fecha de apertura y la ubicación. Están todos esperábamos! Abrazos fraternales! Vivir el arte, pero sobre todo vivir la vida.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Infine, abbiamo raggiunto il termine ultimo per l'invio opere d'arte.
A causa della lentezza della posta e in seguito i messaggi proseguirà per tutta la settimana, la pubblicazione di materiale che sta arrivando.
La pazienza e la chiediamo di unirvi a noi tutti, facendo in modo che il loro lavoro ha raggiunto e se il messaggio è stato fatto senza errori.
La Biennale è di essere
Parlate, ha commentato e apprezzato da tutti coloro che hanno aiutato a costruire questo grande idea

Aspetta, ancora Domenica, pubblicherà i manifesti e vi chiedo la collaborazione indicare la data di apertura e la posizione.
Siete tutti attesi venuto! Abbracci fraterni! Live Art, ma soprattutto vivere la vita.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Schließlich erreichten wir die Frist für die Entsendung Kunstwerk.
Aufgrund der Langsamkeit der Post und später Beiträge wird die ganze Woche weiter, Posten von Material welches kommt.
Geduld und bitten, dass Sie alle zu uns, um sicherzustellen, dass ihre Arbeit und erreicht, wenn der Beitrag ohne Fehler gemacht wurde.
Die Biennale wird
Gesprochene, kommentiert und gern von allen, die uns geholfen haben dieses große

Warten, immer noch Sonntag wird erlaubt, die Plakate und bitten Sie die Zusammenarbeit offenbart das Datum der Eröffnung und Lage. Sie sind alle erwartet! Brotherly Umarmungen! Live Art, aber vor allem das Leben zu leben.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Enfin, nous avons atteint la date limite pour l'affichage oeuvre.
En raison de la lenteur du courrier et les messages plus tard, se poursuivra pendant toute la semaine, de poster des messages qui est à venir.
La patience et vous prions de nous rejoindre tout en veillant à ce que leur travail atteint et si le poste a été effectué sans erreur.
La biennale est en cours
Parlé, commenté et apprécié par tous ceux qui nous ont aidé à construire cette grande

Attendre, toujours dimanche, affichera les affiches et vous demande la collaboration indiquer la date d'ouverture et l'emplacement. Vous êtes tous attendus! Embrassades fraternelles! Vive l'art, mais surtout vivre sa vie.




------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Finally, we reached the deadline for posting artwork.
Due to the slowness of the mail and later posts will continue throughout the week, posting material that is coming.
Patience, ask that you all join us, making sure that their work arrived, and if the post was made without error.

The biennial is being spoken, commented and liked by all who have helped us build this great project.

Wait, still Sunday, will post the posters and ask you the collaboration in disclose the date of opening and location.
You are all welcome! Brotherly hugs!
Living in Art, but, mainly living in fulness the life